Palestras e troca de experiências na Reunião do GEF em São Luís

São Luís sediou entre os dias 21 e 23 de agosto, a 67ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF). Durante três dias, no Grande São Luís Hotel, local do evento, representantes nacionais de diversas instituições que integram a instância do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) trocaram experiências e discutiram as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo: sociedade, escola e o servidor público.

Francisco Filho e Luís Câmara: debatedores da Unidade Integrada Bandeira Tribuzzi, em Paço do Lumiar. Foto: Anissa Ayala

Os participantes assistiram palestra sobre as ações do Programa de Educação Fiscal que estão sendo desenvolvidas no Maranhão, na parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Fazenda, além da Rede de Controle da Gestão Pública, na qual a SEFAZ-MA está compartilhada. O evento aconteceu na Unidade Integrada Bandeira Tribuzzi, no município de Paço do Lumiar,

Os debatedores foram o professor Luís Câmara (SEDUC) e Francisco Filho (Gestor do Programa Educação Fiscal no Maranhão).

Representantes do GEF no Ônibus da Cidadania em Paço do Lumiar. Foto: Anissa Ayala

Ônibus leva Educação Fiscal ao interior do Maranhão

Em seguida, a comissão visitou o Ônibus da Cidadania, unidade móvel de capacitação, desenvolvida na carroceria de um ônibus totalmente adaptado com multimídia e internet, com dez computadores, tela de projeção, 150 cadeiras e outros equipamentos, com suporte para abrigar infraestrutura necessária para a execução de trabalho itinerante de treinamento em ponto fixo, porém não permanente.

Para Francisco Filho, a importância da nova plataforma de capacitação reside na sua capacidade de realizar eventos nas mais distantes localidades e povoados. Tem autonomia para geração de energia para funcionamento dos equipamentos e acesso à internet, possibilitando a ampliação da capacidade de formação de lideranças para atuar na fiscalização dos gastos públicos.

Serviços prestados

A população tem acesso a atendimentos, como: parcelamento do ICMS, Escrituração Fiscal Digital – EFD, Declaração de Informações Econômico-Fiscais – DIEF, IPVA, inscrição do produtor rural, formalização de empresas, consultas, ativação de empresas, senha SEFAZNET, certidões negativas, orientação tributária e fiscal, regularização de empresas, emissão de Dare´s e notas fiscais avulsas, emissão de RG, atividades do Detran e Setres, entre outros serviços.

Além de palestras, os participantes fizeram passeio pelas ruas do Centro Histórico no período da tarde. À noite, eles assistiram a apresentação do folclore maranhense representado pelo bumba meu boi de orquestra Novilho Branco, do bairro da Liberdade, na capital maranhense. O encantamento foi unânime com a beleza arquitetônica da cidade e a Cultura Popular do Maranhão.

Confraternização equipe de trabalho do GEF no encerramento da 67ª Reunião Nacional do GEF. Foto: Anissa Ayala

Uma Luz no Fim do Túnel

Acredita-se que, em meio a um Brasil cheio de incertezas e grandes desafios, o Programa de Educação Fiscal seja uma excelente alternativa positiva para o país. Ele se constitui num dos alicerces para o desenvolvimento econômico e social dos brasileiros, por abordar temas como cidadania, ética e pensamento coletivo.

Francisco Filho (gestor do Programa Educação Fiscal do Maranhão), Leilane Silva (Auditoria da Controladoria Geral da União), juíza federal, Karla Abdalla, promotor de Justiça, Nacor Paulo Pereira dos Santos e .Marcos Caminha (Ouvidor Geral do Estado da Secretaria de Transparência e Controle). Foto: Anissa Ayala