Centro Aniceto Costa: gestão democrática e transparente

O Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, do município de Matinha, na Baixada Maranhense é um exemplo de ótima gestão no Maranhão. Em 2014, a escola foi contemplada com o prêmio nacional de gestão escolar em 2014.

O Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, do município de Matinha, na Baixada Maranhense é um exemplo de ótima gestão no Maranhão. Foto: Arquivo/Google

Segundo Fernando Resende, Gestor Chefe da Assessoria de Desenvolvimento  Institucional da SEFAZ – Maranhão/Ouvidoria, a indicação foi resultado da transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à escola e a democracia na gestão escolar, com o envolvimento da comunidade na definição e fiscalização do orçamento da unidade de ensino.

Como resposta do trabalho, a escola tem um baixo índice de reprovação e evasão escolar dos alunos, dois dos maiores problemas do ensino médio no Brasil.

A indicação ao prêmio foi concedida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação associado ao MEC, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e outras entidades,

A escola atua de acordo com os preceitos legais e constitucionais e tem como referência a Educação Fiscal,

Além do cumprimento integral dos parâmetros curriculares do MEC e da SEDUC, a respectiva unidade escolar, trabalha com temas especiais transversais, envolvendo a comunidade do entorno na discussão do orçamento e na prestação de contas da Escola.

Com ótimas instalações, a escola possui seis turmas todas confortavelmente refrigeradas, limpas e conservadas, laboratórios de informática, além de manter uma rádio interna que serve para a boa comunicação na escola com emissão de avisos e na interação e crescimento educacional dos alunos, com trabalhos de redação e leitura.

Os órgãos coletivos de gestão previstos, na lei de Diretrizes e Base da Educação, funcionam efetivamente. Tanto o colegiado e a caixa escolar, quanto os conselhos de classe e grêmio estudantil possuem uma vida ativa, o que possibilita uma gestão compartilhada e democrática de forma a prevalecer sempre o interesse público em cada decisão que é tomada.

O Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa comprova que é possível fazer uma boa gestão com os recursos disponibilizados pelo setor público. Atualmente, unidade recebe investimentos de duas fontes principais: o Fundo Estadual de Educação e recursos federais para a alimentação escolar e programa dinheiro direto na escola. Para dar publicidade à prestação de contas, a escola mantém um mural com os números dos gastos.

Aplicando corretamente e prestando contas com transparência de cada centavo recebido da Secretaria da Educação e do Fundo Nacional de Educação – FNDE na manutenção, na alimentação escolar, a escola conseguiu ótimos resultados: comodidade, conforto, ambiente escolar adequado, laboratórios de informática, alimentação escolar nutritiva e saudável, abrindo possibilidades de ensino excelentes para o currículo formal, ferramentas tecnológicas e formação de lideranças e cidadãos.

Neste ambiente de responsabilidade social e fiscal, a escola mantém um grupo de professores com alto senso de compromisso com o aprendizado dos alunos, baixando o índice de reprovação, evasão e depredação do patrimônio público, demonstrando que é possível fazer muito com os recursos existentes, com efeito na qualidade de ensino, formando jovens conscientes de que a escola é sustentada com os recursos públicos arrecadados dos impostos pagos por todos os cidadãos.

Laboratório de Informática do Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa. Foto: Arquivo/Google

Destaque

No ano passado, a escola voltou a ser destaque pelo desempenho dos alunos, equipe gestora e pedagógica, demais funcionários e professores. A escola foi destaque estadual através dos alunos Renan e Endrio, que foram dois dos vencedores de um concurso.

O concurso literário foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação com o tema “Josué Montelo: vida e obra” e os estudantes de Matinha se destacaram nas modalidades redação e desenho. O projeto tinha como objetivo incentivar a leitura, a produção artística e literária dos estudantes da rede pública, e, ao mesmo tempo, oportunizar um pouco mais o conhecimento sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

A mesma escola foi representada pela aluna Tayce Muniz, na Assembleia Legislativa do Maranhão como deputada estudante, onde defendeu o projeto de lei de sua autoria selecionado também na etapa estadual do Parlamento Jovem Brasileiro. Hoje, como parte da programação do Parlamento Estudantil Maranhense 2017, os 22 deputados estudantes que participam do programa, entre eles a jovem de Matinha, conheceram as dependências da Assembleia Legislativa. Eles também fizeram todo o processo de registro biométrico no Plenário e assistiram a uma palestra sobre Processo Legislativo.

O Parlamento Estudantil Maranhense tem como objetivo levar o aluno a pensar na sua realidade, observando os problemas e propondo soluções por meio de propostas de lei sobre qualquer tema. São Estudantes do Ensino Médio, meninos e meninas, dos municípios de São Luís (3), Caxias (3), Bacabal (3), Santa Helena (1), Grajaú (3), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Colinas (3), Matinha (1), Barra do Corda (1), São Luiz Gonzaga (1) e Pindaré Mirim (1).

E para fechar com chave de ouro, a aluna paraolímpica Raquel Santos, também representando a escola, o município de Matinha e o estado do Maranhão, ganhou uma medalha de bronze em equipe e ouro individual, em São Paulo, nos Jogos da Juventude modalidade tênis de mesa parolímpico.

Discentes

O Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa conta com 452 alunos matriculados em Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

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