Sefaz entrega certificado de Curso para servidores da Semfaz

A Secretaria de Estado da Fazenda realizou a entrega do certificado do Curso de Educação Fiscal para servidores da Fazenda do Município (Semfaz), formando a terceira turma do órgão.

Estiveram presentes o Auditor da Sefaz, Fernando Resende, o secretário da Semfaz, Délcio Rodrigues, a mediadora do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Educação Fiscal, Rejane Raulino Correia, e o Auditor da SEMFAZ, Antonio José Macatrão Lima. Foto: Divulgação

Com a formação, os servidores da Semfaz poderão contribuir para a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos e deveres e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania, além da possibilidade de verificar a gestão dos recursos públicos em todas as esferas do poder.

Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a formação destes disseminadores é de grande importância social. “Hoje formamos a terceira turma e temos como objetivo levar esses disseminadores às escolas da rede municipal e às universidades e faculdades de toda a capital para que a educação fiscal e a consciência fiscal possam atingir o maior número de pessoas”, afirmou o titular da pasta.

O curso, ofertado de forma online, já formou cerca de 50 disseminadores que, durante a capacitação, tiveram acesso a conteúdos sobre Educação Fiscal no Contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos. Os alunos foram acompanhados pela representante da Semfaz, Rejane Raulino Correa.

Segundo a superintendente de Planejamento e Coordenação da Semfaz e uma das alunas formadas na ocasião, Lilian Porto, “uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade que acredita no seu poder de decisão, uma sociedade que se utiliza de instrumentos de aperfeiçoamento e acompanhamento da gestão pública. Essa é uma das funções dos disseminadores do programa de Educação Fiscal”, afirmou.

De acordo com o gestor estadual do programa, Fernando Resende, com o curso, tem-se criado uma rede de controle. “Com o conhecimento adquirido no decorrer do curso, o cidadão consegue fiscalizar o governo e isso influenciou e influencia diretamente no avanço da transparência. Temos como objetivo tornar o país mais democrático”, discorreu o gestor do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda.

Fonte: Semfaz