Educação na defesa das coisas públicas e combate à corrupção

A Educação Fiscal nos ensina que pagar tributo não é o suficiente, sendo necessário também que haja o interesse de fiscalizar a sua aplicação. Devemos entender, que pagar tributo não é uma despesa, é sim um investimento. E esse investimento é para o bem da coletividade. É neste sentido que todas as pessoas têm o dever de buscar cada vez mais a conscientização na defesa das coisas púbicas e o combate à corrupção.

Afinal, o que é Educação Fiscal? Foto: Google

Quanto à corrupção, se buscarmos os arquivos na imprensa escrita, falada e televisionada das últimas décadas, certamente lá encontraremos inúmeros registros de notícias de corrupção, e que, provavelmente, as nossas futuras gerações vão continuar ouvindo e vivenciando, se não houver um enfrentamento maciço de todos.

E a falta do combate, muitas vezes, deve-se também, primeiro: à desonestidade das pessoas, porque as argumentações contra a corrupção de pessoas desonestas se tornam enfraquecidas, são apenas palavras que se perdem no espaço e que não há como sustentar-se, e, em segundo: ao desinteresse, por parte da sociedade, na participação da defesa das coisas públicas, achando que isto é um problema dos nossos governantes, mas que na verdade não é.

Texto. Inacio Fiamoncini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *