Comissão avalia curso à distância do DEF em auditório da Sefaz

A comissão do programa de Disseminadores de Educação Fiscal – DEF se reuniu na tarde desta segunda-feira (20/8), no prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, em uma prévia para a 67ª Reunião Anual de Educação Fiscal, que começa a partir desta terça-feira (21/8) e vai até quarta-feira (23/8), no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico de São Luís.

Foto: Anyssa Ayala

Curso Autoinstrucional

Segundo Maria Bernadete Bouzada Dias, coordenadora do programa Disseminadores de Divisão Fiscal – DEF – o ponto alto do encontro da comissão é discutir o curso à distância que o programa disseminadores da Educação Fiscal disponibiliza para os educadores e agentes sociais em todo o país, as inovações e apresentar em plenária para os representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que vão participar do evento na capital maranhense.

Foto: Anissa Ayala

Ela citou, ainda, sobre a visita ao município ao município de Paço do Lumiar para conhecer as ações desenvolvidas pelo Programa Educação Fiscal no Maranhão, por meio do Ônibus da Cidadania, que ocorre na tarde desta terça-feira (21/8).

Foto: Anissa Ayala

– Estamos aqui reunidos para avaliar o programa de educação à distância, os efeitos positivos e negativos, além de apresentar a implantação até o fim de 2019, do curso autoinstrucional (sem tutoria). Queremos com a inovação ampliar o número de pessoas. Tudo o que está sendo discutido em grupo iremos compartilhar, socializar com os representantes dos 27 estados brasileiros na 67ª Reunião Anual da Educação Fiscal, em São Luís. Iremos até o município de Paço do Lumiar conhecer as ações desenvolvidas pelo Ônibus Cidadania aos moradores daquela localidade – ressalta.

Foto: Anissa Ayala

José Lima Júnior, coordenador Técnico da Comissão de Referencial Teórico e Reformulação do programa Disseminadores da Educação Fiscal – DEF – explica que o curso autoinstrucional, que está em fase inicial, surge como reformulação para o programa de Disseminadores do Educação Fiscal diante da realidade orçamentária vivenciada no curso à distância com a presença de tutores e dar mais autonomia aos interessados.

– A questão orçamentária dos Estados e da Esaf tem dificultado no pagamento dos tutores. Com isso resolvemos nos movimentar com a criação do curso de autoinstrucional, em fase inicial. Nele, o aluno pode se inscrever a qualquer tempo. O curso o contato será literalmente virtual. Mas, acreditamos em uma estratégia pedagógica com um custo menor e a demanda maior, até porque não se tem limitação de vagas – esclarece.

Equipe de trabalho

Participam da comissão do programa Disseminadores da Educação Fiscal – DEF – José Silva Lima Júnior (Bahia), Cícero Roberto Melo (Distrito Federal), Fátima Maria Gondim Bezerra Farias (Ceará), Jeanete Saile Scherer (Rio Grande do Sul), Luiz Antonio Zanon (Minas Gerais), Regina Tamani Hirose (São Paulo), Rita Railda Soares Lourenço (Bahia), Yuri Patrice Rocha Miranda (Alagoas), Magda Wajeberg (São Paulo), Randal Guimarães (Rio Grande do Sul), Selma Luzia Viana Losada Gabilanez (Distrito Federal), Bernadete Bouzada (Minas Gerais), Andréa Feitosda (Tocantins), Márcia Valéria (Distrito Federal), Carlos Antônio (Rio Grande do Sul), Carlos Antônio, (Mato Grosso do Sul), Edilson Krupek (Paraná), José Lima Júnior (Bahia), Cecília Goia (Rio de Janeiro) e Francisco Filho (Maranhão)

Saiba mais

O Programa Disseminadores de Educação Fiscal – DEF –  tem como objetivo formar cidadãos a respeito do papel constitucional e social desempenhado pelos tributos e orçamentos públicos na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, que tenha por fundamento central o princípio da dignidade da pessoa humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *