Sefaz leva cidadania à população do Sul e Amazônica do Maranhão

Funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-MA), lotados na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ASDIN) realizaram um grande trabalho, entre os dias 25 de junho e 13 de julho, nos municípios de Amarante do Maranhão, Estreito e Itinga do Maranhão. Toda a logística ao atendimento à população nas três cidades foi realizado dentro do ônibus da Cidadania. As tarefas de articulação do Programa de Educação Fiscal no Maranhão, contou com o apoio das Prefeituras dos respectivos municípios, além de órgãos, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/MA), Detran, entre outros setores da sociedade civil.

Ônibus da Cidadania. Foto: Divulgação

Atendimento

Foram três semanas de trabalho intenso desenvolvido pela equipe da SEFAZ, coordenada pelo gestor do programa no Maranhão, Francisco Filho. A itinerância começou pelo município de Amarante do Maranhão, distante a 835 Km de São Luís, localizado no oeste maranhense, e considerado um dos dez maiores do Estado em extensão territorial.

Francisco Filho: Gestor do Programa Educação Fiscal no Maranhão. Foto: Divulgação

Entre os dias, 25 e 29 de junho, os moradores foram disponibilizadas por vários atendimentos, entre os quais, parcelamento do ICMS, EFD, DIEF, IPVA, Inscrição do Produtor Rural, Formalização de Empresas, consultas, Ativação de Empresas, Senha SEFAZNET, certidões negativas, orientação tributária e fiscal, regularização de empresas, emissão de DARE´S e notas fiscais avulsas, entre outros serviços. A iniciativa foi aprovada pela população da cidade.

Equipe de atendimento apostos. Foto: Divulgação

Para Andrea Nunes da Silva, de 33 anos, universitária, natural de Amarante do Maranhão, a presença do Ônibus da Cidadania, veio em um momento oportuno ao levar direitos e serviços públicos aos moradores do município.

– Eu trabalho em uma loja na cidade e soube da presença dos serviços prestados pelo Ônibus da Cidadania, por intermédio de uma amiga que trabalha comigo. Aproveitei o horário do almoço para resolver a documentação da minha moto e o parcelamento do IPVA do veículo. O atendimento foi rápido e uma parte do meu problema com a moto foi resolvida. A iniciativa é boa e contribui para dar mais suporte, atender a uma demanda em nossa cidade – elogia.

População a espera do atendimento. Foto: Divulgação

Na sequência veio Estreito. Distante 750 Km da capital maranhense, o município fica no Sul do Estado. O nome Estreito é uma alusão a parte mais estreita do Rio Tocantins, onde se encontram construídas duas pontes, que unem os Estados de Tocantins e Maranhão.

População e a Cidadania, por meio da Sefaz. Foto: Divulgação

Em Estreito, também, fica localizada a Usina Hidrelétrica Estreito, inaugurada em 2012 capaz de gerar até 1.087.MW de potência. O reservatório tem 5,4 bilhões metros cúbicos, com 555 km².

Os moradores do município, também, receberam os serviços do programa Educação Fiscal do Maranhão, entre os dias 2 e 6 de julho.

Antônio José Oliveira Cruz, de 34 anos, pedreiro, cujo o objetivo é parcelamento do IPVA, definiu a iniciativa como sempre benvinda ao município.

– O ônibus trouxe para Estreito diversos serviços de interesse da comunidade. O atendimento é satisfatório, prático e ágil. Eu consegui resolver as minhas pendências sem precisar ir ao centro da cidade e enfrentar fila. Diante da carência que enfrentamos na solução deste tipo de problema, a gente espera que o Ônibus da Cidadania esteja sempre que puder presente em nossa cidade – avalia.

Prestação de serviços à população. Foto: Divulgação

O encerramento de mais uma etapa do programa foi na cidade de Itinga do Maranhão. Situado há 615 Km de São Luís, o município faz parte da região amazônica maranhense é o quarto mais populoso da microrregião de Imperatriz e o 62º do Estado (3ª em população urbana da sua microrregião e 41ª do Estado). Fundada em 1996, tem como principal fonte de renda a indústria madeireira, pecuária e o setor de serviços.

O município está em intensa unificação com a Vila Bela Vista, distrito da cidade de Dom Eliseu do Pará, herdando mais características culturais do estado vizinho do que do próprio Maranhão. É a cidade maranhense que proporcional a sua população tem o maior percentual de residentes de outros estados brasileiros, já que 23,7% da população do município não é natural do Estado do Maranhão.

Ivonete da Silva Barroso, 45 anos, funcionária pública, afirmou que em seus 25 anos como moradora de Itinga do Maranhão, esta presenciou o Ônibus da Cidadania no município.

– Em 25 anos que moro em Itinga do Maranhão, pela primeira vez presencio o Ônibus da Cidadania e tomei conhecimento dos serviços prestados. Acho a ideia muito legal, pois facilita a vida da nossa população. O atendimento é bom e queremos que este tipo de trabalho aconteça constantemente na cidade – recomenda.

Programa Educação Fiscal do Maranhão: cidadania e prestação de serviços. Foto: Divulgação

Conscientização

Além de oferecer serviços, a outra meta do programa Educação Fiscal no Maranhão é ampliar o nível de consciência crítica para a importância sócioeconômico do tributo e abrindo-se para a participação popular, acompanhamento, fiscalização a aplicação dos recursos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *