“Educação financeira como política de Estado”

Durante os dois dias da 66ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF),  na terça-feira (22/5) e nesta quarta-feira (23/5), em Belo Horizonte (MG), as ações envolvendo a Educação Fiscal dentro das escolas estão sendo discutidas.

Evento está sendo realizado em Belo Horizonte. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O encontro, que é realizado pela Secretaria de Estado de Fazenda, conta com representantes nacionais das diversas instituições que integram o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), que trocam experiências e discutem as estratégias de ações junto ao público-alvo do grupo – sociedade, escolas e servidores públicos.

Durante a abertura da reunião, o secretário de Estado de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, destacou a importância de inserir o tema no currículo escolar.

– Nós precisamos tratar a Educação financeira como uma política de Estado. O que temos ao longo desses anos são ações pontuais importantes, mas insuficientes. Estamos em um momento especial que é a discussão da Base Nacional Comum Curricular e é o momento oportuno para colocarmos na agenda da Educação do país, a Educação Fiscal. Podemos e devemos, principalmente para o Ensino Médio, fazer propostas concretas – conclui.

A Secretaria de Estado de Educação integra, juntamente com a Secretaria de Estado de Fazenda, um grupo que tem por objetivo fazer o debate sobre Educação Fiscal nas escolas públicas. Este ano, a proposta da SEE é trabalhar a Educação Fiscal dentro do currículo da educação básica, abordando também a questão da educação integral e integrada.

A reunião

O PNEF representa a união de forças entre estados, municípios e diversas instituições federais com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da importância social dos tributos e da correta aplicação dos recursos públicos, incentivando maior participação do cidadão e fortalecendo os instrumentos de controle social. Por meio do PNEF, gestores públicos e educadores são capacitados, com cursos presenciais e a distância, para desenvolverem as atividades localmente.

Segundo o gestor do Programa de Educação Fiscal Estadual (PROEFE) de Minas Gerais, Luiz Antônio Zanon, a reunião conta com a participação de representantes de 21 estados, em que o Maranhão está presente, e o Distrito Federal.

– Essas reuniões são quadrimestrais e a interação é que os diversos gestores de Educação Fiscal possam alinhar procedimentos e todos discutir quais os temas levar para os seus estados e como desenvolver o trabalho da Educação Fiscal de forma coesa, consistente e continua – afirma.