Cidadania e Direitos Humanos como conquista social e política

Os Direitos Humanos são uma conquista da humanidade e, ao mesmo tempo, um objetivo a alcançar. A luta pela garantia de sua implementação perpassa todas as questões sociais que evidenciam todo tipo de preconceito, violência e humilhação que a sociedade produz. Esse esforço é dever de todos e a Educação, como possibilidade de transformação, é de importância vital porque pode promover, na formação dos corações e mentes das novas gerações, o compromisso com os princípios que sustentam os Direitos Humanos.

A escola é, por sua função social educativa específica, um instrumento poderoso. Foto: Google

A Educação em Direitos Humanos trata do ensino de valores, que são necessariamente aprendidos nas experiências de vida, nas relações que ocorrem em todas as instituições e espaços sociais: na família, nos grupos religiosos, por meio daquilo que é valorizado pela mídia etc. Entre todos esses contextos, a escola é, por sua função social educativa específica, um instrumento poderoso. Por meio dela, a Educação em Direitos Humanos pode ser sistematicamente planejada e transmitida durante todo o período mais importante de formação das pessoas, que vai da infância à juventude. É, portanto, uma inalienável tarefa dos educadores.

Direitos e Deveres

Os cidadãos falam sobre direitos e deveres que conhecem, situações em que tiveram direitos respeitados ou violados, assim como deveres cumpridos. A ideia é ouvir e ser ouvido, compartilhar informações e conhecimentos e, assim, incentivar o exercício da cidadania.

Cidadania na Escola

Proporciona a jovens e adultos um contato maior com temas como a organização e funcionamento do Estado, direitos e deveres do cidadão, políticas públicas e outras noções básicas de cidadania, como o Programa de Educação Fiscal, por meio de uma metodologia de educação diferenciada que valoriza a participação e o debate e estimula a troca entre facilitadores e participantes.

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